Jun 18, 2017

Existe a ideia de que cada pessoa deve encontrar alguém perfeito para si, a alma gêmea. Eu acho essa teoria muito bonita, mas também muito desesperadora. São mais de 6 bilhões de pessoas pelo mundo, qual a chance de encontrar a pessoa perfeita para você? E se ela nasceu no Himalaia Indiano e você mora em Salvador?

Eu prefiro acreditar na ideia de que existem milhões de pessoas maravilhosas e, para ter um relacionamento feliz, vocês só precisam se adaptar. Claro que existe sintonia, interesses em comum e afinidade, mas isso pode não ser o suficiente para uma relação feliz e duradoura. Não podemos confiar só no destino, então eu fiz uma lista para ajudar o seu relacionamento a ser um caso de sucesso.

1- DIVIRTAM-SE
Pode parecer óbvio, mas muita gente acaba entrando no automático e deixando a espontaneidade de lado. Tenham piadas internas, façam brincadeiras idiotas e ataques de cócegas. As risadas conectam o casal e criam um clima emocional positivo.

2- SEJA VOCÊ
Muitas pessoas começam a namorar e acham que devem mudar sua personalidade para se encaixar no que a outra pessoa quer. A verdade é que isso não é sustentável. Se o relacionamento estiver baseado nisso, uma hora ou outra vai acabar. Seja você desde o começo e encontre alguém que te admire. Tudo bem mudar e evoluir, mas faça isso por você, não por outra pessoa.

3- FAÇAM COISAS JUNTOS
Encontrem algum interesse em comum e pratiquem juntos. Pode ser algum esporte, cozinhar, viajar. Isso cria uma afinidade e faz com que vocês tenham um momento de qualidade juntos.

4- FAÇAM COISAS SEPARADOS
Tão importante quanto fazer coisas juntos, é fazer separados. Não se esqueçam que antes de se conhecerem vocês tinham uma vida, é importante que ela não seja deixada de lado. Não larguem os amigos, não deixem de sair, é muito saudável ter essa liberdade.

5- CONFIE NO SEU PARCEIRO
Esse item é muito importante, pois sem ele os outros itens podem desandar. Se você está com alguém, você deve confiar 100% nessa pessoa. Se você não confia, talvez você esteja no relacionamento errado.

6- FAÇAM UMA VIAGEM
Não tem nada melhor para unir um casal do que fazer uma viagem. Saindo um pouco da rotina vocês conseguem se desconectar e descobrir se vocês gostam de fazer as mesmas coisas. Viajando pelo menos uma vez por ano, a energia é renovada e vocês criam memórias juntos, tornando o relacionamento mais sólido.

7- CONVERSEM
Apesar de ser óbvio, a maior parte dos casais não pratica esse item. Brigar é muito mais fácil do que conversar e tentar entender o lado do outro, mas também é desgastante e pode ir acabando com o relacionamento aos poucos. Vocês são parceiros, tentem se ajudar sempre. Se o motivo da briga for tão sério que uma conversa não possa resolver, talvez vocês devam repensar se faz sentido estar junto.

8- SEJAM MELHORES AMIGOS
Sem jogos e sem manipulações. Se você quer se seu relacionamento seja duradouro, vocês precisam ser melhores amigos. A paixão inicial pode diminuir e as implicâncias podem começar a aparecer, mas se vocês se amarem e forem parceiros, nada disso vai estragar a relação.

9- ESQUEÇA O PASSADO
Nunca briguem por alguma coisa que já aconteceu e já foi discutida. Se você perdoou, não precisa mais falar sobre isso. Se você não consegue perdoar, então não tem porque estar nessa relação. Como eu já disse no item 7, brigas desgasta a relação, economize.

10- NUNCA DURMAM BRIGADOS
Não importa se vocês são namorados ou se estão morando juntos, nunca durmam brigados. A não ser que vocês tenham bebido muito e estejam fora de si, daí recomendo que durmam e só conversem no dia seguinte! Tirando essa exceção, façam as pazes antes de ir para a cama e comecem o dia bem.

Renata Schaitza é criadora do Feed Your Soul, um blog sobre suas viagens e estilo de vida. Gosta de inspirar pessoas, compartilhar fotos, hábitos e indicar lugares a serem conhecidos. Aqui ela irá falar tudo sobre o seu casamento, desde os preparativos até o dia-a-dia da vida de um casal recém  casado (e um cachorro). @vida.de.adulto