Sep 22, 2017

Gastos, gastos e mais gastos. O mercado de casamentos é um dos setores que mais movimenta a economia no Brasil! Segundo pesquisas, mesmo em tempos de crise, esse mercado registrou aumento de 25% no país. Isso significa que as pessoas não estão deixando de casar, apenas estão adaptando o casamento, para encaixar no orçamento disponível.

Tem a igreja, o salão, as flores, a comida, a música as bebidas, o vestido e o hotel da noite de núpcias. E quando tudo isso acaba, vem a tão desejada lua de mel. Provavelmente seja o momento da sua vida em que você mais vai gastar dinheiro de uma vez só. Muitas pessoas até se endividam para poder realizar o grande sonho, mas não precisa ser assim.

A minha sugestão para quem já gastou horrores planejando a festa é: deixe a lua de mel para o próximo ano. Calma, a viagem, pelo menos para mim, é uma das partes mais importantes. Ninguém quer que vocês desistam da lua de mel dos sonhos e é exatamente por isso que eu dou essa dica. Vocês dois acabaram de casar, já estão super felizes e vivendo um momento novo. É muita coisa ao mesmo tempo, vida juntos, apartamento novo, rotina nova. Aproveite esse momento com plenitude.

Enquanto isso, comece a guardar dinheiro e se recupere do rombo financeiro que o casamento causou no seu orçamento. Um ano depois, além de ser uma data especial para ser comemorada, você já vai ter conseguido juntar algumas economias para fazer uma viagem melhor. Não quer dizer que você não deva celebrar a união com uma viagem romântica. Eu, por exemplo, sempre sonhei em passar a lua de mel na Itália. Como tínhamos acabado de voltar da Índia e eu não tinha nenhum dinheiro guardado, passamos uma semana na Bahia e deixamos a viagem longa para o próximo ano. Você precisa adaptar seu sonho à sua realidade, mas isso não significa que você precise abrir mão dele. Fazendo a viagem um ano depois, com mais dinheiro, com mais calma, você conseguirá aproveitar com mais qualidade e ainda fazer algo para sair da rotina, quando toda a euforia do casamento tiver passado.

 

Renata Schaitza é criadora do Feed Your Soul, um blog sobre suas viagens e estilo de vida. Gosta de inspirar pessoas, compartilhar fotos, hábitos e indicar lugares a serem conhecidos. Aqui ela irá falar tudo sobre o seu casamento, desde os preparativos até o dia-a-dia da vida de um casal recém casado (e um cachorro). @vida.de.adulto