Aug 24, 2017

Existe a cultura no Brasil de gastar centenas de milhares de reais em uma festa de casamento. Se essa cultura está certa ou errada, quem sou eu para julgar. A questão é, muitas pessoas não possuem esse dinheiro, mas o sonho ainda existe. E daí, o que fazer? Endividar-se para o resto da vida não é uma solução sensata e não queremos que ninguém deixe de realizar seus sonhos. O exemplo que eu vou dar é real e é o meu, com todas as dicas e tudo que eu fiz para ter uma festa perfeita sem extrapolar o meu orçamento.

FAÇA ESCOLHAS
Se você não possui 200 mil reais para gastar em uma festa, você precisa estar ciente de que a sua festa não será igual a uma festa desse valor. Aceite isso e faça escolhas. Eu, por exemplo, não casei na igreja, não contratei motorista, não tive doces finos, filmagem e nem lembrancinhas. Claro, suas escolhas não precisam ser as mesmas que as minhas, mas coloque na balança o que você realmente precisa e faz questão.

GASTE NO QUE IMPORTA
O nosso orçamento não era alto, mas não queríamos abrir mão da qualidade, então escolhemos o que era mais importante e investimos nisso. Não tínhamos dinheiro para contratar uma equipe de filmagem, mas contratamos uma fotógrafa maravilhosa que registrou lindamente todos os momentos da nossa festa.  Não tínhamos o tradicional bolo da noiva e doces finos, mas oferecemos um menu degustação incrível e proporcionamos uma experiência gastronômica aos nossos convidados. Gastamos nossa energia e nosso dinheiro no que mais importava para a gente: comida, ambiente aconchegante e música boa.

FAÇA CORTES
Seja na estrutura da festa, ou nos convidados, se o seu orçamento é limitado você precisa abrir mão de algumas coisas. O meu casamento teve 100 convidados e eu precisei deixar de fora muitas pessoas que eu gosto, mas tudo bem, isso não quer dizer que eu goste menos. Selecionei os melhores amigos e os familiares mais próximos e não convidei ninguém por obrigação. As pessoas acabam entendendo a situação e quem não entender, talvez não devesse estar lá de qualquer forma.

FAÇA TROCAS
Um ótimo exemplo do meu casamento foi a decoração. Como flores são super caras, decidimos trocar elas por plantas. Pedimos uma decoração com mais verde e luzes e apenas algumas flores para dar o toque final. A ambientação inteira foi feita com velas, luzes, objetos em cobre e flores brancas. Gastamos pouco e ficou perfeito, muito melhor do que imaginávamos. É só ter criatividade!

QUEBRE PADRÕES
Como eu sempre digo, tudo que é tradicional sai mais caro, então não fique preso nessa ideia. Faça do seu jeito e tente ser criativo. Já que não pode fazer a festa tradicional mais linda de todas, faça uma festa com personalidade, que seja diferente e que se destaque por diversos outros motivos.

Renata Schaitza é criadora do Feed Your Soul, um blog sobre suas viagens e estilo de vida. Gosta de inspirar pessoas, compartilhar fotos, hábitos e indicar lugares a serem conhecidos. Aqui ela irá falar tudo sobre o seu casamento, desde os preparativos até o dia-a-dia da vida de um casal recém casado (e um cachorro). @vida.de.adulto